Educação

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O CEC - Centro Educacional Construir oferece uma proposta pedagógica baseada na teoria sócio-construtivista da Educação e nos estudos de Jean Piaget, Vigotsky e Wallon. Em nossa filosofia de trabalho consideramos que o aluno possui uma natureza singular que o caracteriza como um ser que sente o mundo de um jeito muito próprio, através das interações que estabelece, desde muito cedo, com as pessoas que lhe são próximas e com o meio que o circunda, utilizando diferentes linguagens em seu processo de construção do conhecimento, tanto numa dimensão expressiva como cognitiva, motora, afetiva e social.

Essa maneira de perceber a aprendizagem denota que o saber não é algo que está pronto, mas algo a ser construído e compartilhado entre alunos, professores e famílias. Dessa forma, a percepção de mundo que o aluno adquire não é estática e sim um trabalho permanente de reflexão e ele, sujeito ativo no processo ensino-aprendizagem, aquele que questiona, elabora hipóteses e busca soluções, enquanto o professor tem papel de mediador entre o aluno e os objetos de estudo.

Nosso trabalho também está fundamentado na Teoria das Inteligências Múltiplas, de Howard Gardner, considerando as diversas formas de pensamento, os estágios de desenvolvimento das várias inteligências e a relação existente entre estes estágios e a aquisição de conhecimento e cultura. Procuramos oferecer ao aluno conhecimentos em diversas disciplinas, que favoreçam o desenvolvimento de combinações intelectuais individuais, encorajando-os a utilizar esse conhecimento para resolver problemas e efetuar tarefas.

Temos como objetivo formar pessoas autônomas, ativas intelectualmente, capazes de estabelecer relações interpessoais, de aprenderem permanentemente e intervirem de forma responsável na sociedade.

PROPOSTA CURRICULAR

Nossa proposta curricular busca uma aprendizagem significativa que desperte o prazer em aprender; predispondo, assim, nossos alunos, à curiosidade, criatividade e ao pensamento reflexivo para solução de situações-problema, e o desenvolvimento da autonomia. Utilizamos os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização, através da pedagogia de projetos e levamos em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB 9394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN e no Referencial Curricular Nacional – RCN, Lei 11274/96 que regulamenta o Ensino Fundamental de Nove Anos e Deliberação. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.