Tecnologia na Escola

Tecnologia na Escola

Vivemos em um mundo de constante mudança, onde a informação tomou um papel fundamental e tudo pode ser compartilhado e acessado por milhares de pessoas em um piscar de olhos. A educação também está no meio dessas mudanças e procura se reinventar, pensando nesse novo modelo e em seus desafios.

Os professores estão no centro desse cenário e se veem incumbidos de incorporarem essas novas ferramentas tecnológicas na sua prática de ensino, para acompanharem as novas necessidades dos alunos e suas formas de linguagem, tornando a aula mais dinâmica, produtiva e facilitando o processo de aprendizagem. O educador atua como mediador, articulador e orientador. Fazer a gestão do ambiente em sala de aula e utilizar recursos da tecnologia exige novas habilidades e as tecnologias da informação e comunicação apresentam muitas possibilidades como relata a professora de Informática do CEC, Janaina Mello:

“Em uma aula de Ciências a gente fala do corpo humano e as crianças pesquisam na internet, no material virtual e em vídeos. Facilita muito. Antes ficávamos presos ao que víamos nos livros, mas agora eles podem ver de diferentes perspectivas o que estamos tentando passar. A tecnologia auxilia a produzir e conduzir uma aula mais rica. ”

No CEC, as salas equipadas com lousas interativas, TVs e Wifi por todo o prédio permitem fácil acesso à internet e à materiais pedagógicos virtuais, pesquisas, vídeos, animações que geram interação dos alunos, desenvolvendo os assuntos de forma interdisciplinar e as habilidades cognitivas de forma mais complexa do que as exploradas tradicionalmente.

Nas aulas de informática os alunos aprendem desde os 3 anos por meio de uma metodologia de estímulo à imaginação infantil com inserção dos conceitos básicos sobre o computador, associando o real ao imaginário com simpáticos personagens e atividades muito divertidas. Eles ganham a noção de monitor, mouse, teclado, gabinete notebook, tablete, smartphone e meios de armazenamentos de dados. Conforme vão crescendo trabalham conceitos mais técnicos e aprofundam em matérias como sistema operacional, internet, editores de texto, programas gráficos, animações 2D e programação de games.

As aulas do programa bilíngue também utilizam recursos tecnológicos para tornar o aprendizado mais rico e atraente para os alunos. Por meio da robótica eles criam objetos com Lego e os programam por meio de bluetooth com computador gerando movimento e dando vida a narrativa criada em sala de aula.

Não para por aí. Além de revolucionar a educação dentro da sala de aula, as novas tecnologias também têm grande influência no processo de gestão escolar e troca de informações entre os setores e também com os pais. O CEC conta por exemplo com um novo aplicativo que funciona como agenda eletrônica, o “CEC Comunica”. De qualquer lugar os professores alimentam essa ferramenta com o conteúdo programático, ocorrências, desempenho e presença dos alunos e permite aos pais acompanharem o desenvolvimento dos seus filhos de forma mais prática, simples e rápida.

Portanto, é papel da escola estar atenta as mudanças no ambiente educacional e proporcionar aos educadores ferramentas adequadas e inovadoras para que possam gerir a sala de aula de uma forma que satisfaçam às necessidades das novas gerações e proporcionem um processo ensino-aprendizagem mais agradável e dinâmico e também em manter canais de comunicação com os país que atendam a rotina das famílias e aproximem a escola das mesmas, fortalecendo a parceria entre ambas.