O cuidado da saúde bucal com fluor

O cuidado da saúde bucal com fluor

O que é o Flúor? Quando deve ser usado e como?

O flúor é um mineral encontrado naturalmente em todas as fontes de água, incluindo os oceanos. Pesquisas demonstraram que o flúor não somente reduz a cárie nos dentes, como também mantém o reparo nas etapas precoces do microorganismo, mesmo antes de estarem visíveis. É o melhor combatente contra a cárie e ajuda a manter os dentes fortes.

Ao atingir o dente, o flúor é absorvido pelo esmalte, o que ajuda na reparação dele por meio da recomposição do cálcio e fósforo perdidos para manter os dentes saudáveis. Esse processo é causado pela remineralização, auxiliando a prevenir o processo da cárie. É de extrema importância tanto na fase infantil como na vida adulta.

A Turma do Dr. Prof, que atende os alunos do CEC na escola toda a semana, sabe que existe uma dúvida frequente em relação a idade em que devemos começar a aplicação de flúor nas crianças, bem como sobre o uso de pastas dentais que contém a substância. Atualmente a recomendação do uso das pastas dentais que contém flúor é que sejam utilizadas desde a primeira infância, porém, com cautela na quantidade, que deve ser do tamanho de um grão de ervilha cru. Isso porque as crianças nessa idade ainda não possuem o reflexo de cuspir e acabam ingerindo a substância - o que não é recomendado.

Além disso, se utilizado em grande quantidade ele pode causar a chamada fluorose dentária. Esse é um processo que causa má formação do esmalte dental em crianças por excesso de flúor e que ocorre no período de desenvolvimento dos dentes. Por isso é de extrema importância a supervisão de um(a) adulto(a). No trabalho de acompanhamento da Turma do Dr. Prof são utilizadas as pastas fluoretadas a partir do ensino fundamental exatamente pelo cuidado com a ingestão e quantidade de pasta utilizada pelas crianças, devido ao número de alunos que necessitam dessa supervisão; porém é sempre importante lembrar que, é preconizado pela equipe o uso da pasta fluoretada em casa desde o nascimento dos dentes com a supervisão de um adulto que auxilie na escovação e dosagem da pasta.

Embora requeira cuidados, a aplicação tópica de flúor no consultório odontológico pode ser realizada assim que todos os dentes de leite já tiverem nascido - mais ou menos a partir dos 2 anos de idade. Nesse ambiente, o(a) profissional terá total controle sobre a aplicação da substância, não oferecendo risco algum para o paciente.