Como aproveitar o Verão

Como aproveitar o Verão

Hoje (21 de Dezembro) é o dia que marca o início da estação de Verão e junto com ele o começo das férias escolares de final de ano.

O verão é uma das quatro estações do ano e se caracteriza por seus dias mais quentes e maior quantidade de chuva, com tempestades intensas e rápidas, as chamadas chuvas de verão. Os dias ao longo dessa estação são mais longos e as noites mais curtas devido a inclinação da Terra e sua rotação em relação ao Sol. O Brasil, por estar em uma região tropical sente ainda mais os efeitos do verão, que é mais intenso.

O início do verão coincide com período de férias e geralmente marca a época de festivais culturais, viagens ao litoral, praia, água de coco, piscinas lotadas, muito consumo de sorvete e bebidas geladas. Mas também há os riscos de desidratação, meningites e problemas respiratórios e de pele, que requerem um cuidado maior da saúde. Deixamos aqui algumas dicas de como aproveitar o verão de maneira divertida e responsável:

Cuidado com a pele:
No verão, muita gente quer deixar o pálido do inverno para trás e conquistar uma pele mais dourada. Mas é importante tomar sol com responsabilidade. Médicos e especialistas recomendam que deve-se evitar o sol entre 10h e 17h. Além disso, usar protetor solar é imprescindível. Mantenha sua pele bem hidratada com o uso de cremes hidratantes corporais.

Cuidado com a hidratação:
Nos dias mais quentes, seguir a já conhecida recomendação de beber bastante água é ainda mais importante. A água compõe grande parte do nosso corpo (aproximadamente 60% nos homens e 50 a 55% nas mulheres) e o desajuste entre a perda de água e sua reposição pode levar a quadros de desidratação, que causam sintomas como fraqueza, tontura, dor de cabeça e fadiga. Alimentos como frutas, sucos e água de coco podem ser uma grande aliada da estação.

Alimentação:
Devemos comer muitas frutas e verduras, grãos e consumir sucos naturais sem açúcar, vitaminas, chás e água de coco. A preferência deve ser por carnes magras, como peixe e frango. É importante nesta época evitar alimentos gordurosos, pois eles retardam a digestão.

Acessórios de proteção:
Para se proteger do sol, seja em um dia na praia, durante a prática de um esporte ou para uma caminhada leve, vale a pena investir em acessórios como bonés, viseiras e chapéus. Mesmo no início da manhã o sol é mais intenso essa época do ano. O acessório protege o rosto, o pescoço, e também os cabelos, evitando ressecamento, manchas e sobrexposição que podem levar a problemas de pele.

Atividades ao ar livre:
Atividades físicas ao ar livre ajudam na melhora do humor e da autoestima. Para quem quer aproveitar os dias de sol e ainda se refrescar, os esportes aquáticos são opções que vêm conquistando cada vez mais adeptos. Dá para fazer stand up paddle, bodyboard, surf, caminhada a beira da praia e acampar. Mas não esqueça do salva vidas ou dos equipamentos de segurança.

Saia com amigos:
A estação é propícia a encontros e reunião com os amigos porque nessa época as pessoas ficam mais abertas e isso tem tudo a ver com a presença mais intensa do sol. Então aproveite as férias escolares para reunir a família e os amigos nos finais de semana ou após o trabalho. É bom para a saúde mental e proporciona um ótimo bem-estar para encarar o novo ano.

Procure atividades mais tranquilas durante os horários de maior risco:
Uma boa forma de passar o tempo quando o Sol está em seus horários de maior incidência é aproveitar para colocar a leitura em dia. Ler faz bem para a memória, amplia a cultura e os horizontes e é um bom aliado do bem-estar. Há também outras opções como ir a museus, praças arborizadas e cinemas.

Tomando os cuidados necessários, o verão tem tudo para ser de muita diversão e de novas histórias para contar quando voltar das férias.

Fonte:
Info Escola: www.infoescola.com
Brasil Escola: www.brasilescola.uol.com.br
Jornal Extra: www.extra.globo.com