É tempo de flores e dias iguais às noites, é tempo de Primavera!

É tempo de flores e dias iguais às noites, é tempo de Primavera!

Quando se fala na chegada da Primavera logo pensamos em flores, mas na verdade essa é a única estação do ano onde os dias têm o mesmo tempo em horas da noite. E ambos são mais quentes, com temperaturas agradáveis.

O início da Primavera, oficialmente, todos os anos no hemisfério sul é no dia 23 de setembro. Ela chega com o fim do Inverno e só termina com a chegada do Verão, em 21 de dezembro. Mas no Hemisfério Norte, a Primavera só chegará em 22 de março.

A principal característica desta estação é o reflorescimento das plantas, sendo considerada a estação mais florida do ano. Esse período é marcado por belas paisagens formadas pela natureza, com uma grande diversidade de flores. Aqui na nossa região do Vale do Paraíba os Ipês amarelos, rosas e brancos são os que mais presenteiam a paisagem. O motivo de tantas flores é porque a Primavera favorece a elevação da umidade do ar e as chuvas são abundantes. As temperaturas são moderadas o que beneficia o aumento na reprodução das espécies da flora, que necessitam da água para a fecundação das sementes, além da reprodução da fauna em virtude do aumento das temperaturas.

O Brasil possui uma flora abundantemente diversificada, com mais de 55 mil espécies, desde as mais simples até as mais raras e difíceis de serem encontradas.

Outro fato importante da Primavera aqui no Brasil é que é nessa estação que muitas regiões começam a receber as fortes chuvas. É quando o fenômeno do El Niño se manifesta, atuando principalmente com a intensificação das chuvas no centro-sul do país e aumentando o período mais seco no Norte e no Nordeste.

Saiba mais sobre as estações do ano no Brasil.

As estações do ano no Brasil são assinaladas oficialmente nos dias dos solstícios e nos dias dos equinócios. Lembrando que, em razão do movimento de translação, durante o ano a Terra recebe luz solar de maneira diferente entre os hemisférios, o que dá origem aos solstícios e equinócios. Com a chegada da Primavera e o equinócio de setembro, quando os dois hemisférios são igualmente iluminados pelos raios solares, os dias e as noites possuem,basicamente, a mesma duração, 12 horas cada.

Bem, como o Brasil está (quase totalmente) no hemisfério sul, a Primavera inicia-se em setembro, o verão em dezembro, o outono em março e o inverno em junho. Entretanto, as quatro estações propriamente ditas são mais perceptíveis na Região Sul, nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, e nas regiões serranas de Minas Gerais e do Rio de Janeiro. Na Amazônia não há variação significativa de temperatura, por isso na prática as estações passam despercebidas. Nas demais regiões, as estações são vistas como as que oferecem mais chuva ou mais seca.