Lugar de bebê é no chão

Lugar de bebê é no chão

Tão importante quanto descobrir como “funciona” é saber como estimular seu filho em todas as fases, para promover seu bom desenvolvimento motor.

Portanto, por mais que seja difícil resistir à tentação de ter o filho nos braços, saiba que o melhor lugar para que trabalhe músculos e ossos é o chão.

Muitos pais evitam colocar o bebê no chão por medo de que se resfrie ou fique sujo. Mas, pesquisas mostram que as crianças que crescem no colo ou no berço apresentam um desenvolvimento motor mais atrasado em relação às outras que podem brincar no chão.

E é lá que a criança tem mais liberdade de movimentação e passa pelo período de rastejar e engatinhar. É nesse período que a criança adquire força muscular e confiança nos membros, necessárias para começar a andar. “Ela precisa ser estimulada a se desenvolver fisicamente”, diz a pediatra Lucimara Gomes Baggio.

Para poder andar o bebê precisa saber lidar com o corpo, ter consciência e confiança não só nos pés, mas também nos braços.

Além disso, é com os braços que a criança ajuda o corpo a se erguer ao tentar dar os primeiros passos, o que acontece entre os nove e doze meses de idade.

No colo, o único trabalho do bebê é apontar, e seu desejo é prontamente atendido.

Brincadeiras

A dica para os pais na fase do rastejar e de engatinhar é “descer ao nível”. “Sentar e brincar com a criança no chão é a melhor indicação”, conta a pediatra Lucimara.

Se a criança chorar, não a pegue imediatamente no colo. O choro pode ser de solidão. O bebê pára de chorar quando é colocado no colo, porque se sente protegido. É melhor que os pais lhe façam companhia no chão.

Ao sentar com o bebê para brincar, espalhe os brinquedos e role com ele. A criança que brinca no chão aprende a desenvolver estratégias para alcançar o que quer.

Fontes:

Site: tudoparana.com.br/família
Guia Prático – Meu bebê – Vol.3 – Ed. Abril