O Brincar na Infância

O Brincar na Infância

A infância é o momento especial para que as brincadeiras fluam em nosso cotidiano. Livre de responsabilidades, regras e cobranças, o brincar marca nossa passagem pela vida como algo intenso e prazeroso.

O tempo atual é organizado de forma diferente se comparado a gerações anteriores e é essencial que memórias que nos trazem hoje afeto de uma infância que nos auxiliou na formação enquanto o ser humano, continuem em meio a tablets e celulares, a encantar o tempo das crianças de hoje, trazendo a elas memórias afetivas intensas, como as nossas.

A infância tem seu tempo próprio, algumas formas de brincar podem até ter sido substituídas pelos meios tecnológicos, porem a brincadeira traz à tona uma maneira de aproveitar as horas do relógio de forma agradável, livre de imposições e controle.

Esse momento, além de prazeroso é muito importante para o desenvolvimento das crianças e de realização pessoal. As brincadeiras, tanto as educativas quanto as lúdicas tem impacto na vida psíquica e saudável das crianças. Elas desenvolvem habilidades físicas, sócio afetivas, morais e cognitivas e são facilitadores do processo de aprendizagem pois estimulam a linguagem, o raciocínio, cooperação, autoestima e solução de problemas. Por meio das brincadeiras e de seus simbolismos, as crianças são capazes de apreender e reelaborar o universo ao seu redor.

Os adultos são responsáveis em favorecer ou não que as crianças brinquem e é importante que o tempo e o espaço de brincar sejam respeitados por aqueles que um dia já foram crianças. Para favorecer espaços de brincar, é preciso ter clareza de que este é um direito da criança e que se ela não o tiver garantido durante este período, o tempo não poderá repor o que foi perdido. Cabe aos adultos valorizar este momento, proporcionando espaços que possibilitem as brincadeiras, a exploração com diversos materiais e com outras crianças. Abaixo, relacionamos algumas sugestões para os adultos que buscam tornar esta prática mais rica:

• Garanta sempre um tempo: Assim como se planeja atividades diárias, o tempo para o brincar livre pode estar na agenda, possibilitando que todos os dias a criança tenha este momento respeitado, mas sabemos que o ideal é estar, sempre que possível, livre para a brincadeira;
• Brinque com coisas diferentes: possibilite acesso a materiais diferentes, principalmente para as crianças bem pequenas. Objetos que não são comprados para esta finalidade tem as maiores possibilidades de desenvolver a criatividade (copos, panelas, tecidos, baldes, garrafas etc.);
• Brinque junto: O brincar que mistura pessoas de diversas idades é uma ótima possibilidade para aproveitar as brincadeiras. Os adultos podem ensinar brincadeiras antigas e as crianças podem partilhar as ideias mais atuais. Gerando uma troca de experiências e até aproximação da família.

Sendo assim, valorizar a simplicidade do brincar é essencial para garantir que este direito faça parte da vida de nossas crianças. Embora muitas vezes o tempo de brincar junto não seja o suficiente, entendemos que a qualidade deste tempo seja o mais importante.