Acompanhamento odontológico infantil

Acompanhamento odontológico infantil

Nós do CEC em conjunto com a turma do Dr. Prof nos importamos com o desenvolvimento integral de nossos alunos, por isso consideramos muito importante que eles aprendam a importância do cuidado da saúde bucal desde os primeiros dentinhos.

De uma maneira divertida, nossos alunos têm contato com os instrumentos de cuidados higiênicos como escova, creme dental, fio dental e outros.
Cativar as crianças por meio de histórias e atividades com personagens fazem com que as crianças adentrem em um mundo divertido facilitando a aprendizagem e fixação na mente. Aprende-se de uma forma mais natural.

Para as crianças menores, por exemplo, contamos a história da Carolina, uma linda menina que conhece uma fada muito esperta. A fada explica os prejuízos que o uso da chupeta e da mamadeira causam nos dentes, convencendo a menina a entregar as chupetas para que o Dr. Prof fizesse um enorme colar e, em troca, ela ganharia uma nova escova de dentes para deixar seu sorriso ainda mais saudável.

Já para os maiores, a história conta sobre três amigos que tinham em comum os dentes tortos. Dois deles por conta de hábitos de sucção na infância, como uso da chupeta, e o terceiro por falta de espaço entre os dentes.

Eles tinham uma amiga que já usava aparelho ortodôntico há algum tempo e conversavam muito a respeito. Alguns achavam que era algo ruim e dolorido, já o outros sabiam como era importante corrigir o posicionamento dos dentes para um sorriso melhor no futuro.

A Turma do Dr. Prof sempre aborda temas que incentivam as crianças a deixarem de lado os maus hábitos e a buscarem soluções para problemas já instalados.

Também é abordado a questão do creme dental e a quantidade necessária suficiente e o uso correto para uma boa limpeza e que não cause problemas devido ao uso excessivo.

Cada idade requer um cuidado especial em relação à quantidade de pasta de dentes utilizada. Por conter flúor na composição, ela não deve ser ingerida, pois isso traz risco de fluorose dentária. Por isso é sempre bom ficar atento(a)!

De maneira geral, para saber a medida, o correto é colocar a pasta no sentido transversal da escova e não no sentido longitudinal. Assim a quantidade de pasta obtida será o suficiente para a escovação, sem excessos. Outra maneira é colocar a quantidade equivalente a um grão de ervilha.

Lembre-se que o importante não é a quantidade de pasta de dentes utilizada, mas a execução correta dos movimentos.
Não podemos nos esquecer que crianças com menos de 6 anos necessitam de supervisão rigorosa de adultos durante a escovação, e para o uso na escola recomendamos a pasta de dentes sem flúor.