Independência do Brasil

Independência do Brasil

Você sabe porquê 7 de setembro é feriado? É dia da Independência do Brasil! E que tal um pouquinho de história? Vamos entender o motivo de tanta comemoração?

Você sabia que o Brasil foi descoberto em 1500, por Pedro Alvarez Cabral e que aqui era considerado o verdadeiro paraíso pelos portugueses? Terras lindas, nativos pacíficos e muita riqueza! Pois então, desta forma não demorou para os portugueses encontrarem aqui a melhor saída para seus problemas políticos e financeiros.

Lá pelos idos de 1800, Napoleão Bonaparte, o então imperador da França, decretou que ninguém poderia comprar nada da Inglaterra, quem não seguisse a regra teria o país invadido pelas tropas francesas. Na época Portugal devia uma verdadeira fortuna para os ingleses e a melhor saída para não entrar em guerra com Napoleão foi fugir para o Brasil. Assim, toda a família real veio morar no Brasil em 1808. Depois de instalados no paraíso tropical o rei D. João tomou coragem e declarou guerra à França, e abriu os portos do Brasil para os países amigos, incluindo a Inglaterra.

Foi assim que o Brasil deixou de ser uma “colônia” para tornar-se reino. Anos mais tarde, com a Revolução do Porto, D. João precisou voltar para Portugal, deixando aqui Dom Pedro I, seu filho, cuidando do Brasil.

Mas os anos se passaram e D. Pedro I se apaixonou pelo Brasil e resolveu aqui ficar e tornar a colônia em um país independente, atendendo aos pedidos do povo: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."Independência ou Morte!

Muitas disputas entre ele e a família real aconteceram no meio do caminho, mas em 7 de setembro de 1822 ao viajar para São Paulo, D. Pedro I recebeu de Portugal a famosa carta que anulava a Assembleia Constituinte, criada por ele, e exigindo sua volta imediata para Portugal. Determinado a não seguir as ordens da família, D. Pedro às margens do riacho do Ipiranga, D. gritou: “Independência ou Morte!”. De lá pra cá, somos um país firme, forte, cheio de histórias de muita força e esperança. Nos tornamos um país democrático onde não há rei ou rainha, nós, o povo brasileiro, é que escolhemos nossos governantes.