Dia da Árvore

Dia da Árvore

Dia 21 de setembro é comemorado, aqui no Brasil, o 'Dia da Árvore', o motivo é a proximidade da chegada da primavera, que é logo depois, dia 23 de setembro. Em todo o resto do mundo a data é comemorada em 21 de março.Você sabe dizer qual é a importância da árvore para a nossa sobrevivência e do planeta?

Elas aumentam a umidade do ar graças à evapotranspiração, evitam erosões, produzem oxigênio no processo de fotossíntese, reduzem a temperatura e fornecem sombra e abrigo para algumas espécies animais. Além disso, muitas delas são frutíferas e nos fornecem alimentos. As árvores também nos servem como matéria prima para muitas coisas úteis. A madeira por elas produzidas serve para a criação de móveis e até mesmo casas. Elas também produzem látex, resinas e pigmentos.

A celulose extraída principalmente de pinheiros e eucaliptos, é fundamental para a fabricação de papel. Além disso, algumas espécies apresentam funções importantes na indústria farmacêutica servindo como base para medicamentos e chás.As árvores ajudam a reduzir em até 10% o consumo de energia porque as folhas e as raízes contribuem para o controle do clima. As folhas ajudam a reduzir a temperatura. Elas liberam umidade no ar.

Tudo isso acontece sem que a gente consiga ver, mas uma árvore, sozinha pode liberar 150 mil litros de água no meio ambiente por ano! Isso faz com que o clima fique mais agradável e diminua o uso de ventiladores e ar condicionado. Elas puxam a água da terra por meio de suas raízes. A água é levada por meio de canais até as folhas. As folhas retiram do ar um gás chamado dióxido de carbono, que é o gás que sai dos nossos pulmões quando respiramos.

Mas apesar de oferecer tantos benefícios elas correm risco! Em virtude da grande quantidade de utilizações e da expansão urbana, as árvores são constantemente exterminadas, o que resulta em grandes áreas desmatadas.Veja, uma grande árvore pode providenciar as necessidades de oxigênio para nossa existência. Ela retém CO2, dióxido de carbono, responsável pelo aquecimento global, sem contar ainda com o importante papel no ecossistema.

As árvores são responsáveis por manter mais de 50% da biodiversidade do mundo com variedade de formas de vida que podemos encontrar na terra, como plantas, aves, mamíferos, insetos, etc. Elas são responsáveis ainda pela saúde dos solos. Evitam erosão com suas raízes.