Blog

Uso do Fio dental e cuidados com os doces

Uso do Fio dental e cuidados com os doces

FIO DENTAL

O Fio dental é um instrumento de higiene bucal que requer sempre uma atenção especial, pois apesar de delicado, ele é muito eficaz na limpeza entre um dente e outro. A placa bacteriana acumulada nessa região não é tão simples de ser visualizada, porém utilizando esse recurso de maneira correta, ela é facilmente removida.
Os alunos do CEC que participam do programa do Dr. Prof recebem desde cedo orientações de como manusear o fio dental, a frequência e os motivos para usá-lo diariamente, não permitindo que a sujeira se acumule e diminuindo ainda mais os riscos de cárie. Neste mês de Abril será trabalhado de forma mais aprofundada essa questão com as crianças. Estimule esse hábito saudável na sua família!

PÁSCOA E O CONSUMO DE AÇÚCARES

Alimentos com muito açúcar são grandes inimigos da saúde bucal e é nessa época do ano que o consumo dessas guloseimas acaba sendo maior, devido à comemoração de Páscoa.

O açúcar dos alimentos é transformado em ácido pelas bactérias da boca e o resultado é o surgimento de cáries, caso a higiene não seja realizada de forma correta.

Esses alimentos devem ser consumidos com moderação e preferencialmente após as refeições, pois dessa forma evitam-se os picos de insulina, hormônio que transfere a glicose da circulação sanguínea para as células. O pico de insulina acontece em seguida a um pico de glicose.

Segundo o médico Daniel Magnoni, cardiologista do Instituto Dante Pazzanese, o organismo trabalha o tempo todo para manter o equilíbrio, portanto oscilações bruscas não são desejáveis.

O CEC e a turma do Dr. Prof lembram a todos que depois de deliciar-se com os ovos de Páscoa, não se esqueçam de escovar bem os dentes, usando também o fio dental, principalmente antes de dormir!

fonte: http://atarde.uol.com.br/saude/noticias/1850889-consumo-de-doces-e-mais-saudavel-quando-feito-depois-das-refeicoes

Gostou do conteúdo? Compartilhe!

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest