O que é “Storytelling”? Contar histórias, é claro! Existem maneiras diversas e maravilhosas de fazer isso. O que nós queremos explorar é a narrativa oral tradicional, que faz parte da vida humana desde que saímos da África, 200.000 ou mais anos atrás. Talvez contar histórias tenha sido a razão pela qual a linguagem se desenvolveu em primeiro lugar, quando nossas mentes começaram a investigar, admirar, pensar.
Seja em cavernas ou nas cidades, a narrativa continua sendo a forma mais inata e importante de comunicação. Todos nós contamos histórias. A história do seu dia, a história da sua vida, fofocas no local de trabalho, os horrores no noticiário. Nossos cérebros são conectados para pensar e expressar em termos de começo, meio e fim. É assim que entendemos o mundo.
Contar histórias é a forma mais antiga de ensino. Ele uniu as primeiras comunidades humanas, dando às crianças as respostas para as maiores questões de criação, vida e vida após a morte. Histórias nos definem, nos moldam, nos controlam e nos fazem. Nem toda cultura humana no mundo é alfabetizada, mas toda cultura conta histórias.
Contar histórias cativantes e envolver as pessoas em experiências individuais e emocionais é uma boa resposta para o desafio de melhorar o engajamento dos alunos, assim como é o domínio do conteúdo a ser ensinado e o uso das tecnologias. Por essa razão, o storytelling na educação tem muito a contribuir para o ofício de ser professor. Na sua forma mais simples, a narrativa continua sendo um elemento poderoso de comunicação.
As crianças têm um amor inato por histórias. Histórias criam magia e um sentimento de admiração pelo mundo. As histórias nos ensinam sobre a vida, sobre nós mesmos e sobre os outros. Contar histórias é uma maneira única de os alunos desenvolverem um entendimento, respeito e apreço por outras culturas, e pode promover uma atitude positiva para pessoas de diferentes países, raças e religiões.
As narrativas humanizam o aprendizado. Elas nos oferecem a oportunidade de nos conectar com personagens que pensam da mesma forma ou ver o mundo literalmente de dentro da pele de outra pessoa. As histórias tocam nossas emoções e nos fazem rir, chorar, temer e ficar com raiva – um forte contraste com uma apresentação simples e antiga. Quando as aulas parecem relevantes para os alunos, é mais provável que elas se envolvam, e as histórias são um veículo perfeito para isso.
Além disso, não importa quão organizado ou detalhado seja um livro, há algo sobre o formato de uma narrativa – a exposição, o problema, a busca de uma solução, a resolução – que ressoa com a nossa composição mental.
“Se você quer que seu filho seja inteligente, conte histórias para ele. Se você quer que ele seja brilhante, conte ainda mais histórias para ele.” – atribuído ao Albert Einstein
Existem sim técnicas e métodos para aprimorar a contação de histórias com conteúdos didático. Vamos falar um pouquinho delas:
1- Mapear o enredo como uma técnica de memória
2- Use esqueletos de histórias para ajudá-lo a se lembrar dos principais eventos
3- Pense no enredo como um filme ou uma série de imagens conectadas
4- Conte a si mesmo a história com suas próprias palavras
5- Crie sua própria versão da história (adapte e improvise)
6- Reconte-o várias vezes até parecer uma história
O que uma boa narrativa faz é reunir pontos aparentemente dispersos numa única linha condutora. Para facilitar a compreensão dos estudantes, ela deve ter uma estrutura básica de introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão.
Outra característica interessante de boas histórias é a seguinte: elas trabalham com um protagonista que precisa passar por várias barreiras até alcançar o seu objetivo. Essas duas noções (estrutura básica e protagonista) podem ser utilizadas em todas as disciplinas.
Na disciplina de História, por exemplo, para explicar o Renascimento, as diferentes perspectivas do homem na passagem da Idade Média para a Idade Moderna podem ganhar corpo em um personagem central. É essa a ideia que o professor deve utilizar para reunir diferentes conceitos em torno de uma história simples e didática.
Explore ferramentas de mídia, textos, vídeos, sons e imagens para tornar a história interessante e possibilitar a imersão dos estudantes naquele conteúdo. Para não ter que disputar a atenção dos alunos com os dispositivos móveis, os professores devem saber utilizar as tecnologias da era digital a seu favor.
Vejam alguns dos benefícios ligados a contação de histórias na educação:
1- Fornece uma razão motivadora para os alunos falarem e escreverem.
2- Promover uma sensação de bem-estar e relaxamento
3- Aumentar a disposição das crianças em comunicar pensamentos e sentimentos
4- Incentivar a participação ativa
5- Aumentar a proficiência verbal e habilidades auditivas
6- Incentivar o uso da imaginação e criatividade
7- Incentivar a cooperação entre estudantes
8- Aprimore as habilidades de escuta
9- Realmente envolve as crianças que amam a atuação.
10- Aumenta o entusiasmo pela leitura de textos para encontrar histórias, relê-las etc.
Por fim, os jovens alunos compartilham uma notável variedade de experiências pessoais, valores e maneiras de entender. O idioma que aprendem na sala de aula é a ferramenta que eles usam para moldar seus pensamentos e sentimentos. É mais do que uma maneira de trocar informações e estender idéias, é o meio deles de alcançar e se conectar com outras pessoas. As histórias podem se vincular não apenas entre o mundo da sala de aula e o lar, mas também entre a sala de aula e além. As histórias fornecem uma linha comum que pode ajudar a unir culturas e fornecer uma ponte sobre a lacuna cultural.
Fonte:
Blog Escola da Inteligência: https://escoladainteligencia.com.br/storytelling-na-educacao/?fbclid=IwAR3maxlQrE5E_qa_LZzRj7O-OBhT4hx1PXWg_AgpkdhAaPyDLafanhIjPuU
British Council website:
https://www.teachingenglish.org.uk/article/storytelling-benefits-tips
George Lucas Educational Foundation (Edutopia) website:
https://www.edutopia.org/blog/storytelling-in-the-classroom-matters-matthew-friday