O bilinguismo na primeira infância é um tema de crescente relevância na educação moderna, especialmente com a globalização e a necessidade de comunicação em múltiplas línguas. Investir em uma educação bilíngue desde cedo traz uma série de benefícios cognitivos, sociais e culturais para as crianças, além de preparar os indivíduos para um mundo cada vez mais conectado e multicultural.
A primeira infância é um período crucial para o desenvolvimento cerebral e é nesse momento que as crianças têm uma capacidade excepcional para aprender novas línguas. O cérebro infantil é capaz de absorver e organizar informações de forma mais eficaz. Quando expostas a dois idiomas de maneira consistente, as crianças tendem a desenvolver uma competência linguística em ambos os idiomas, o que resulta em maior flexibilidade cognitiva e agilidade mental.
Além disso, a educação bilíngue na primeira infância não se limita apenas ao aprendizado de uma nova língua, mas também contribui para o desenvolvimento de outras habilidades como a capacidade de resolução de problemas, criatividade, memória e habilidades de comunicação. Crianças bilíngues têm mais facilidade em alternar entre tarefas, uma habilidade conhecida como “multitasking”, além de possuírem um vocabulário mais amplo e maior capacidade de entender diferentes perspectivas culturais.
Apesar de todos estes conhecidos benefícios, algumas dúvidas ainda persistem, como por exemplo: a exposição a dois idiomas pode prejudicar o desenvolvimento linguístico da criança? A resposta é não. As crianças são capazes de aprender e dominar ambos os idiomas com fluência, sem atrasos significativos no desenvolvimento da linguagem. No entanto, é importante que cada língua seja trabalhada de forma consistente, seja em casa ou na escola, para que a criança consiga manter um bom nível de proficiência em ambas as línguas.
Outro questionamento frequente é se o bilinguismo pode causar confusão na criança. Embora seja normal que, no início, a criança misture palavras de ambos os idiomas, isso é apenas uma fase natural do aprendizado e desaparece com o tempo, à medida que ela se torna mais familiarizada com as regras de cada língua. Na verdade, a mistura de idiomas demonstra que o aprendizado está acontecendo como o esperado.
No CEC, buscamos proporcionar um ambiente em que esse desenvolvimento completo possa acontecer durante as aulas em inglês. Os alunos são motivados, desde a Educação Infantil, a explorar o idioma de diversas formas: interações com a professora e colegas, criações com Lego, experimentos científicos, aulas de culinária, entre outras propostas. Acreditamos que a chave para o sucesso desse processo está na consistência e no apoio contínuo à aprendizagem das duas línguas, garantindo que a criança tenha um ambiente rico em estímulos linguísticos e culturais.