Aproveitamos o momento das férias para falar sobre a importância do sono no desenvolvimento infantil e porque é bom criar uma rotina e valorizar o horário necessário de descanso das crianças.
Em momentos de férias e viagens acabamos saindo da rotina e deixamos de dar a atenção devida a alimentação e período de sono. Muitos não sabem o quanto é relevante o sono durante a infância, e que é tão determinante para o desenvolvimento quanto a alimentação.
Ao nascerem os bebês veem novidades em cada canto, cada olhar e estimulo e as sonecas são fundamentais para consolidar todo esse aprendizado em desenvolvimento. É durante o sono que aprendem a falar, engatinhar, pegar, caminhar, dançar, comer sozinhos e todas as outras tarefas.
Segundo o instituto de pesquisa americano “National Sleep Foundation”, além de ajudar no desenvolvimento intelectual é nesse período de descanso que o corpo libera os hormônios de crescimento. Outro órgão, a “Academia Americana de Medicina do Sono” relata que dormir pelo tempo recomendado para cada faixa etária está associado com a melhora na atenção, memória, comportamento, aprendizagem e controle emocional.
A maior parte das crianças que tinham uma rotina de descanso desajustada na infância apresentaram riscos mais significativos de desenvolver problemas relacionados a déficit de atenção e a dificuldades de aprendizado na escola. Além do baixo rendimento escolar as poucas horas de sono estão ligadas à obesidade infantil, variação de humor, concentração e depressão.
Para os especialistas da área, os pais devem fazer uma “higiene do sono” que consiste em criar hábitos saudáveis que inclui ajustar a hora de ir para a cama, que deve ser sempre a mesma, diminuir o uso de telas, como tablets, smartphones e televisores e construir estratégias para acalmar, como ler ou ouvir uma música relaxante.
A recomendação é de que as crianças devem ir para a cama por volta das 20h, todos os dias. Estabelecer uma rotina antes da hora de dormir ajuda a criança entender qual é o momento de desacelerar.
Procure oferecer refeições mais leves à noite, para facilitar a digestão e o sono da criança. Os cochilos também devem seguir uma rotina, sempre no mesmo horário. Geralmente, as crianças preferem fazer isso depois do almoço. Evite os horários das 9h ao meio-dia, que pode postergar a soneca da tarde, e o das 17h às 20h, que pode atrapalhar a rotina noturna.
Fontes:
www.escoladainteligencia.com.br
www.revistacrescer.globo.com