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Os desafios e a liderança do diretor pedagógico

Os desafios e a liderança do diretor pedagógico

QUAL É O PAPEL DO DIRETOR PEDAGÓGICO?

Normalmente a primeira pergunta que realizamos quando falamos em gestão escolar é: qual é o papel do diretor?

Vale lembrar que este profissional tem a função de liderar e organizar o trabalho de todos os seus funcionários, principalmente os professores.
O diretor escolar tem o papel de traçar os objetivos e metas da instituição de ensino a respeito do aprendizado e do método de ensino que será aplicado na escola. Por isso, cabe a ele realizar reuniões com professores, orientadores e coordenadores para entender as necessidades de seus estudantes e encontrar a solução para os imprevistos que podem ocorrer.

É também o diretor quem tem a responsabilidade legal e pedagógica pela instituição de ensino e quem responde judicialmente por algum problema. Ou seja, não apenas pelo método de ensino, mas pela conduta de todos os professores.

O diretor da escola também articula com a comunidade interna e externa para arrecadar recursos e integrar as pessoas na rotina escolar, além de promover a capacitação dos docentes e funcionários.

QUAIS SÃO OS DESAFIOS DO DIRETOR ESCOLAR?

Os desafios da gestão escolar aumentam ao mesmo tempo que as mudanças na educação invadem o mundo todo. Por isso, é natural que muitos gestores educacionais ainda encontrem dificuldades para atender às novas demandas.

Mas, afinal, como preservar o ensino de qualidade, melhorar o desenvolvimento dos estudantes e manter a rentabilidade da escola?
O primeiro passo é reconhecer que a educação vive em constante metamorfose e que as tecnologias se somaram a ela para oferecer ferramentas que incrementam o processo de ensino-aprendizagem.

Não são apenas as transformações nas metodologias de ensino-aprendizagem que trouxeram desafios aos gestores. Mudanças de comportamento da sociedade e os velhos desafios da rotina administrativa escolar exigem novas posturas de gerenciamento.
Com todas essas transformações, é preciso, ainda, não descuidar daqueles problemas que já fazem parte da rotina administrativa da instituição.

POR ONDE COMEÇAR? QUAIS PONTOS DE DESTAQUE?

Organização é imprescindível para que o trabalho seja eficiente. Por isso, a rotina do diretor de escola começa antes mesmo do seu dia começar. Afinal, um bom planejamento deve ser feito sempre com antecedência.

As atribuições do dia a dia de um diretor escolar demandam tempo e responsabilidade. Por isso, planejamento é o ponto de partida na elaboração da agenda do diretor. A organização do trabalho deve contemplar as atividades de longo, médio e curto prazo. Além do planejamento que é feito no início de cada ano letivo, organizar as funções rotineiras em períodos menores ajuda a manter o cumprimento das metas estabelecidas e readequá-las quando, eventualmente, algo sai da rota.

Com o avanço do papel da tecnologia na escola, que foi acelerado pela pandemia que passamos nos últimos 2 anos, e as novas demandas da sociedade, ficam ainda mais evidentes alguns pontos que requerem maior atenção:

1. Estimular competências e habilidades do século 21

Aqui no Brasil, a gestão pedagógica ainda busca se adequar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), por exemplo.
Tudo isso exige uma demanda cada vez maior de que as escolas ajudem os estudantes a desenvolverem novas competências e habilidades, o que traz mais desafios para os gestores escolares na adaptação de seus currículos.
Essas demandas respondem às exigências da sociedade que espera encontrar indivíduos capazes de: liderar, tomar decisões, resolver conflitos e, claro, utilizar os conhecimentos adquiridos durante a formação acadêmica.

O curriculum as a service é uma metodologia que oferece ferramentas que transformam o aprendizado por meio da tecnologia. Com ela os conteúdos didáticos podem ser adaptados a cada contexto e sua escola pode estimular o desenvolvimento de novas competências e habilidades dos alunos.

2. Incluir a tecnologia em sala de aula

Em tempos de um verdadeiro tsunami de novas informações, é importante que a escola tenha uma postura atenta ao uso da tecnologia. Afinal, os avanços tecnológicos não só estão presentes em nosso dia a dia, como também fazem parte do futuro do mercado de trabalho. E preparar os estudantes para a vida profissional é algo que os pais valorizam na escola.

A utilização de metodologias ativas contemporâneas é uma excelente alternativa. Além disso, a proposta dessas aulas é que os estudantes sejam os protagonistas de seu processo de aprendizagem, guiados pelo professor. Assim, você também trabalha com os alunos o desenvolvimento das desejadas novas habilidades e competências.

As metodologias STEM e a STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Math — Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), por exemplo, utilizam a tecnologia diariamente para a criação de uma sala de aula realmente interativa e estimulante, que capta a atenção dos alunos, respeita suas diferenças de aprendizagem e otimiza a absorção de conhecimento.

3. Motivar o corpo docente

Os professores são uma peça fundamental em qualquer sistema educacional. Por isso, as estratégias de ensino mais inovadoras podem não trazer os resultados desejados se os educadores estiverem desmotivados.

Um desafio para o gestor educacional na atualidade, é estar atento à sua equipe estimulando o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas adequadas às demandas de educação do século 21.

Lembrar de valorizar os professores para que eles se sintam confiantes dentro e fora da sala de aula, pois o resultado se reflete na motivação e desempenho dos alunos.

4. Problemas de comunicação

A gestão escolar necessita de muita colaboração e comunicação. Gestores, funcionários, professores, alunos e pais precisam conversar. Mas onde há lacunas de comunicação, certamente existem expectativas e insatisfações não conhecidas.

O gestor precisa estabelecer um sistema de comunicação escolar que facilite o contato entre todos os envolvidos para melhorar a experiência educacional.

A comunicação interna alinhada otimiza os processos administrativos e acadêmicos, tornando a escola mais competitiva. É importante desenvolver um contato com crianças e adolescentes reconhecendo que eles exigem uma abordagem especial de linguagem. E não deixar de estimular a escuta ativa. Com os alunos como protagonistas de seus processos de aprendizagem, é preciso reconhecer o que eles têm a dizer.
E não basta conversar com os pais apenas quando há problemas. É importante manter canais abertos com a escola. Manter as páginas da instituição nas redes sociais também ajuda no processo de comunicação com o público interno e externo.

5. Incentivar a participação dos pais na rotina escolar

As novas demandas educação do século 21 entendem que o processo de ensino-aprendizagem não é de responsabilidade exclusiva da escola e exige que os pais sejam participativos.

E surge aí mais um desafio da gestão escolar na atualidade. Afinal, não é incomum encontrarmos pais insatisfeitos com a escola por conta de um baixo rendimento escolar dos filhos e que ignoram a influência que possuem na educação de seus pequenos, não é verdade?

O gestor educacional precisa pensar em estratégias para fazer com que esses pais estejam cada vez mais presentes na rotina estudantil. Tentar incentivá-los por meio de projetos educacionais, como combate ao cyberbullying ou com trabalhos voluntários, por exemplo.

Ainda assim, deve-se planejar ações considerando que a maioria desses responsáveis possui uma agenda de trabalho tão sobrecarregada quanto a nossa.

6. Lidar com o bullying e as distrações durante a aula

O bullying sempre existiu como um desafio na gestão escolar. No entanto, ele está presente também no ambiente tecnológico. Discutir o cyberbullying entre os alunos, por exemplo, é fundamental.

As distrações também são um problema frequente em sala de aula. Não é para menos: os jovens do século 21 são constantemente bombardeados por estímulos e novas informações. E competir com os recursos tecnológicos é uma tarefa um tanto quanto complicada para os professores.

É aqui mais uma vez que as metodologias que trabalham com a tecnologia podem ser uma ferramenta a seu favor. Elas conseguem captar o interesse desses alunos com as ferramentas tecnológicas, ao mesmo tempo que estimulam o aprendizado.

7. Entender a realidade do aluno

Conhecer o seu público pode ser outro grande desafio. Não basta apenas ter o perfil socioeconômico de seus alunos e familiares, é necessário entender também do que as crianças e jovens gostam e o que chamam a sua atenção, para que os conteúdos de aulas sejam realmente bem aproveitados e aprendidos.

8. Ser empreendedor

A escola pode não ser um empreendimento recente, mas deve ser encarada como se fosse. Isso porque o diretor da escola deve sempre manter o interesse nas inovações e na busca por melhores resultados. Esteja sempre atento às pesquisas de mercado, às tendências de ensino e às necessidades de seu público para que sua renovação seja constante.

Outras Fontes:

Escolas Exponenciais – 29/03/2019: https://escolasexponenciais.com.br/inovacao-e-gestao/desafios-do-diretor-escolar/
Escolas Disruptivas – 27/02/2019 – Darcy Furquim
SomosPar – 9/08/2018 – Amanda Viegas

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